Casa de Trás os Montes & Alto Douro

Acontecimentos

Durante toda sua historia, A casa prestou assistência a Trasmontanos e demais portugueses, repatriando-se a destinando-se a “CASA DE TRAS-OS-MONTES E ALTO DOURO”, de Lisboa, de onde eram conduzidos para suas aldeias. Em 1929, época da pressão econômica mundial, cerca de 48 pessoas foram repatriadas e todas receberam uma ajuda financeira do clube. O português ALBERTO GONÇALVES, ligado ao “Ljoyod Brasileiro”, prestou valiosa ajuda neste serviço.

Em 1931, por inspiração do então Centro Trasmontano, foi realizado o “1o Congresso dos Portugueses do Brasil”, no Gabinete Português de Leitura. O Clube tratou de todos os detalhes do encontro, inclusive auxiliando a imprensa na cobertura. Partiu daí a fundação da “FEDERACAO DAS ASSOCIACOES PORTUGUESAS E LUSO-BRASILEIRAS”

O Clube sempre se caracterizou pela variedade de quadros e painéis de parede exposto em sua sede. EUCLIDES DOS SANTOS, conhecido artista português, foi um nome entre tantos outros premiados com medalhas de ouro e prata em exposição internacionais que cedem suas obras para embelezar a sede do clube. Dentre os escultores, destacou-se ANTONIO DOS SANTOS BALOUTA, saudoso sócio no 13.

Os famosos “circuitos da Saudade” (se realizaram dois) Marcaram época no clube. Eram excursões de associados que iam buscar terra sede da casa Trás-os-Montes. Primeira partiu em 1927 e, a segunda 1933. Na sede da Casa há, como relíquia, uma urna contendo terra de todos os Distritos e Concelhos de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 1975, associou-se ao movimento de solidariedade que se levantou no seio da Colônia Portuguesa do Brasil em favor dos refugiados vindos de Angola e Moçambique que, repentinamente, se viram obrigados a abandonar suas terras e seus haveres, escolhendo o Brasil como primeiro porto de salvação e abrigo. A sede da Instituição acolheu em suas dependências, durante longo tempo, cerca de 80 pessoas, ate que tomassem destinos definitivos, com organização de seus novos lares.

Casa de Trás os Montes & Alto Douro
Av. Melo Matos, 15-19 - Tijuca
- Rio de Janeiro, RJ - CEP: 22291-090 - Brasil
Tel.:
2284-7346
/
2568-3185
Desenvolvido por Microcis.